Contexto
A tendência internacional para a implementação de modelos de desenvolvimento de competências que articulam conhecimentos especializados, competências-chave e competências sociais, torna premente a necessidade de reflexão em torno da sustentabilidade das profissões e das variáveis do mercado de trabalho de Informação-Documentação em Portugal.
Neste contexto, têm ganho uma importância crescente as questões relacionadas com o desenvolvimento e o reconhecimento das competências de Informação-Documentação e com os novos impactos da política europeia de criação de empregos digitais.
De acordo com as recomendações do Centro Europeu para o Desenvolvimento da Formação Profissional (CEDEFOP), a observação das situações de formação/aprendizagem e/ou laborais e a observação do contexto organizacional e de obsolescência profissional constituem estratégias prioritárias de abordagem da gestão de competências I-D.
A existência de um Observatório das Profissões I-D, agregando vários perfis profissionais empenhados na avaliação dos ciclos profissionais e na análise de mecanismos de oferta e procura de competências de Informação-Documentação no mercado de trabalho, constitui uma iniciativa dinamizadora da criação de um futuro think tank profissional.